Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de abril de 2012

Quem vai Pagar o Sapo

SAP: trabalhadores dos Correios, em especial os carteiros, estão sofrendo com o assédio moral         





O SAP é um sistema de controle da jornada diária do trabalhador, servirá como medição para todas as atividades do funcionário, como TD, SD, tempo de percorrida, prestação de contas e LOEC. A maneira como a empresa pretende utilizar o SAP demonstra que as situações de assédio moral se tornaram ainda piores.
O principio do SAP é eleger diariamente 20% dos carteiros para serem avaliados na TD, SL e Ordenamento sem que cada trabalhador tenha o conhecimento de que está sofrendo avaliação.
Com relação a TD até é possível manter segredo, mas dificilmente será possível manter o sigilo do procedimentos de SL e do Ordenamento tendo sido contabilizados os objetos triados pelo carteiro.
O SAP é injusto ao deixar a avaliação do desempenho do trabalhador sob critérios, que podem sofrer influência, dada a relação entre o avaliador e o avaliado. O trabalhador vai realizar suas atividades pressionado pelo risco do não cumprimento da meta. Assim poderá receber uma SID e consequentemente a demissão por justa causa.
Essa pressão no dia a dia surgiu no momento em que o governo decidiu transformar os Correios em uma empresa S/A.Com a entrega dos Correios para a iniciativa privada os trabalhadores passam a ser exigidos como se fossem máquinas.
O trabalho do carteiro aumentou mais do que nunca e por isso é preciso realizar Concurso Público, ampliar o número de trabalhadores, para que as correspondências não atrasem.Ao invés de pensar no ser humano, a empresa resolveu criar sistemas de controle do trabalho dos carteiros.As siglas SAP E SIGO são alguns destes sistemas.
O SAP cria tensão entre os trabalhadores, pois é uma ferramenta de avaliação do desempenho do trabalhador. Com essa vigilia permanente a vida do trabalhador dos Correios foi transformada em um Big Brother.
O que tem preocupado os carteiros é que o carteiro só vai saber que foi avaliado no seu retorno da rua. Essa avaliação sendo negativa ou positiva não poderá ser contestada e o carteiro não recebe ao menos uma cópia da avaliação.
Toda a responsabilidade pelo atraso na entrega das correspondências será culpa do carteiro, mesmo com os atuais problemas de estrutura dos Correios, como a falta de carteiros.

Atualmente, os carteiros são obrigados a fazer horas-extras, diárias, dobras - quando um carteiro entrega a correspondência do outro ausente. Além disso, tem de trabalhar aos sábados, domingos e feriados.
O carteiro é o representante de todos os trabalhadores dos Correios que estão sofrendo com o discurso de modernização, que na verdade significa transformar a ECT em uma Sociedade Anônima. 

A Renovação Ecetista exige que a direção do Sintect-RN protocole denuncia no MPT Ministério Publico do Trabalho estamos de olho!!