Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia internacional da mulher!

Foto

Parabenizamos a todas mulheres do mundo em especial as mulheres Ecetistas!!

Durante séculos, as mulheres passaram a integrar a força de trabalho fabril, em jornadas que, não raro, chegavam a 14 horas diárias, durante seis dias por semana. Ao organizar um protesto contra as más condições de trabalho, pedindo uma jornada de trabalho de 10 horas, tecelãs de uma fábrica de vestuário feminino Tecidos Cotton, em Nova Iorque, foram obrigadas a refugiar-se dentro da fábrica, fugindo da polícia.
As portas foram trancadas, foi ateado fogo à fábrica e, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas. A luta continuou, sendo que nos Estados Unidos o movimento por uma organização sindical foi liderado pelo setor têxtil, ressaltando-se a liderança de imigrantes judeus russos e poloneses. Paralelamente, novos focos de tensão despontavam na Europa e nos EUA. Em 1910 a segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas debate o tema e, a seguir, a ativista Clara Zetkin, muito ligada a Rosa Luxemburgo, propõe, no jornal L?Égalité, do qual era redatora, que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher, em homenagem às vítimas de 1857.
No ano seguinte, mais de um milhão de pessoas comemoraram a data. Essa prática continuou nas décadas de 1910 e 1920. Na Rússia, dia 23 de fevereiro de 1917, de acordo com o calendário juliano, correspondente a 8 de março do calendário gregoriano, trabalhadoras do setor de tecelagem entram em greve. Segundo Trotsky, teria sido o ponto de partida da Revolução de outubro. Depois do triunfo da revolução, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lênin a tornar a data de 8 de março em celebração da heróica mulher trabalhadora. Enquanto no Ocidente essa comemoração perdia forças, na então União Soviética e, depois da segunda guerra, nos seus satélites, a data continuou sendo festejada.
Outra faceta da luta das mulheres foi a dedicada à obtenção do direito de voto. Em 1893 esse direito foi conquistado, pela primeira vez na Nova Zelândia. No Brasil, tal viria ocorrer em 1932 com o Código Eleitoral - lei 21076 de 24 de fevereiro. Para não desmerecer o famoso "jeitinho brasileiro", já em 1929, Alzira Soriano de Souza elegeu-se prefeita de Lages (RN). Coincidentemente, em 1932, a delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Los Angeles incluiu uma mulher: Maria Lenk. Em 1975, a ONU começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher, não por coincidência, durante o Ano internacional da Mulher.
Atualmente, passados os sobressaltos do feminismo exacerbado de Betty Friedan, com as queimas simbólicas de sutiãs, as mulheres se fazem cada vez mais presentes em todos os setores da atividade humana. Aquilo que era anômalo ou esporádico tornou-se normal. Se é normal que não as encontremos praticando futebol americano, não causa nenhuma surpresa vê-las presidindo um país.
Não há mais atividade da qual as mulheres estejam alijadas. Desigualdades persistem ainda, embora seja possível afirmar que houve progressos gigantescos. Pouco a pouco, é evidente a tendência de a data se tornar um evento, cuja conotação comercial tende a superar a história de lutas que a consagrou. O andar da carruagem há de reservar ainda muitas surpresas, embora algumas tendências possam ser consideradas como tendo prazo de validade indeterminado. Por mais que se evolua nessa direção, uma evidência inarredável há de marcar para sempre. As palavras "mulher" e "paixão" possuem o mesmo número de letras.
As conclusões quanto a essa curiosidade são livres. Ao reler o texto, percebi que acabei de me tornar culpado por excesso de objetividade. Nessa crônica deveria caber no mínimo o tradicional "Parabéns a todas as mulheres do mundo!"

Assembléia da Ditadura

Assembléia da Ditadura

 
 
Companheiros a direção do Sintect_RN deu mais uma demonstração de despreparo. desrespeito e falta de democracia, no dia 30 de janeiro acorreu uma assembleia, que os trabalhadores foram literalmente amordaçados, pois foram proibidos de falar pasmem, perecia que havíamos voltado a época da ditadura militar a direção do sindicato demonstrou que vale tudo para atingir seus objetivos, além de terem infringido o estatuto do nosso Sindicato, onde diz o trabalhador associado tem direito e voz e voto eles simplesmente acham que o trabalhador só serve para votar e não pode dar sua opinião, um grande ato de desespero e despreparo deste grupo que hoje estão a frente da direção do sindicato, além de terem distribuído na categoria, dois informativos com datas diferentes, isso mesmo, no edital de convocação da assembleia a data oficial seria 30 de Janeiro de 2013, eles fizeram um informativo com data de 30 de Abril e distribuíram nos setores onde a oposição tem um grande numero de simpatizantes, e outro com a data de 30 de janeiro onde só distribuíram em setores em que algumas pessoas ainda acreditam nestes dirigentes irresponsáveis, pois é tudo isso para confundir os trabalhadores, e só irem a malfadada assembleia, aqueles que supostamente votariam neles, pois deram com os burros nàgua os trabalhadores presentes se revoltaram com a falta de democracia, e grande parte a maioria votaram contra este grupo de sindicaleiros, 26 votos na proposta da Oposição pela realização de um congresso da categoria. e 19 votaram na proposta do sindicato desfiliação imediata da Fentect e filiação a outra federação. Eles querem a todo custo continuar na direção do sindicato, bem como servindo de moleques de recado a serviço da direção da ECT. Não tivemos duvidas fizemos um documento, denunciando as barbaridades ocorridas na assembleia juntamos as provas os 2 informativos com datas diferentes o edital de convocação da assembleia e entramos com pedido de cancelamento junto ao MPT ( Ministério Publico do Trabalho). Democracia se faz discutindo com os trabalhadores!!