Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

LUTAR É A SAÍDA!!!

ECT ameaça retirar mais direitos em nosso plano de saúde

As negociações do Acordo Coletivo reiniciaram hoje, 12 de agosto, após a suspensão por parte da empresa. A reunião trata sobre as cláusulas de Saúde do Trabalhador, mas a ECT não apresentou propostas referentes ao nosso plano de saúde e não atendeu a nenhuma de nossas reivindicações. Tudo indica que a empresa tem intenção de piorar, ainda mais, o termo do acordo coletivo referente a assistência médica.
A ECT não apresentou o texto do plano de saúde em mesa de negociação. Ou seja: assim como a implantação do Postal Saúde foi feita escondida, sem informações aos trabalhadores, a empresa está deixando claro que tem intenção de mudar o texto do plano de saúde de novo. Está dizendo que apenas depois da análise da norma da ANS é que poderá falar do plano de saúde. Detalhe: de acordo com a ANS, pais não são dependentes legais.
A ECT está nos enrolando e novos ataques estão por vir!
No informe 7 da Campanha Salarial da FENTECT, já havia sido denunciado a manobra dos Correios em retirar o plano de saúde do edital do novo concurso dos Correios. Na reunião do dia 4 de agosto, a empresa afirmou que não irá contratar novos concursados no mesmo modelo de plano de saúde. Isso quebra a isonomia de direitos dos trabalhadores e é INACEITÁVEL!
Agora o que pode vir é ainda pior, com a tentativa de mensalidades e retirada de dependentes do nosso plano.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

JORNADA E PISO DE BANCÁRIO É POSSÍVEL!!!

Sintect/AL consegue súmula do TRT favorável aos Atendentes
O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), divulgou nesta quarta (05/08), no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, sete súmulas de jurisprudências aprovadas pelos Desembargadores que compõem a Corte Trabalhista. As súmulas, que são resumos de decisões reiteiradas do Tribunal sobre determinado tema, foram apreciadas pelo referido tribunal em sessão administrativa no último dia 29/07.
Uma das sete súmulas divulgadas se refere ao Banco Postal e a equiparação da jornada de trabalho dos companheiros Atendentes a dos Bancários.
Veja o que diz a súmula: "BANCO POSTAL. EBCT. EQUIPARAÇÃO DE JORNADA AOS BANCÁRIOS. ART. 224, CAPUT, DA CLT. POSSIBILIDADE. Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT, quando no exercício de atividade do Banco Postal, têm direito à jornada de 6 horas (art.224, caput, CLT), sendo consideradas extraordinárias as horas excedentes a esse limite".
A publicação dessa súmula representa uma vitória importante da categoria, em especial aos Atendentes Comerciais, porque dará parâmetros jurídicos para outras decisões, propiciando a reivindicação desses trabalhadores, além de acelerar o julgamento de vários procesos/recursos idênticos.
Finalmente, após várias ações individuais impetradas pela Assessoria Jurídica do Sintect/AL, em favor de vários companheiros, temos agora mais um reforço jurídico, que é o reflexo da luta intensa do Sindicato de Alagoas por melhorias nas condições de trabalho e segurança nas agências dos Correios, e também o reconhecimento de que os Atendentes têm direito a essa equiparação da jornada de 6 horas dos bancários.